CUIDADO COM SUPLEMENTOS NUTRICIONAIS
22 abril, 2008 por Gustavo Tijolo
Um novo estudo conduzido por pesquisadores da The Cochrane Collaboration, uma instituição internacional independente, mostra que não existem evidências que o consumo de doses extras de vitaminas e minerais tragam benefícios para o organismo, pelo contrário, segundo o estudo, o uso de suplemento com vitamina A, E e betacaroteno aumenta o risco de morte prematura.
Alimentos ricos em antioxidantes fazem bem ao ser humano, porém isso não acontece para os suplementos. Nos alimentos as fibras e uma série de micronutrientes ajudam a absorção dessas vitaminas, e no caso dos suplementos alimentares, as vitaminas são isoladas em drágeas e cápsulas, o que não é a melhor maneira de obter bons resultados.
Eu costumo fazer o uso do poli vitamínico Centrum que é encontrado facilmente em drogarias, porém não o consumo diariamente, procuro ingerir nos dias que tenho uma alimentação inadequada, quando meu sono é ruim, ou quando meu desgaste físico for maior do que o normal.
Antes de sair tomando qualquer multivitaminico ou multimineral procure analisar sua necessidade junto com um nutricionista e saiba que em um único alimento a necessidade diária de vitaminas pode ser suprida.
Exemplo: Vitamina C – necessidade diária: para homens 90 miligramas e para mulheres 75 miligramas. Uma laranja-pêra possui 95 miligramas de vitamina C.
Portanto, procure se alimentar melhor e somente fazer o uso de suplemento nutricional quando realmente for necessário, evitando assim a morte prematura.
Assuntos relacionados
Este post foi criado em: terça-feira, 22 abril, 2008 ás 7:11 pm na categoria Saúde. Você pode seguir qualquer resposta para essa entrada pelo RSS 2.0 feed. Se preferir pode deixar uma resposta, ou trackback do seu próprio site.






















30 abril, 2008 ás 10:53 am
[...] sabem como obter melhor aproveitamento da absorção dos nutrientes dos alimentos. No post sobre Suplementos, foi comentado sobre a quantidade de Vitamina C presente em uma laranja, poucas pessoas sabem que [...]
22 agosto, 2008 ás 12:31 pm
[...] problemas de sáude. Não é brincadeira, suas mãos podem até indicar que você está tomando suplementos em excesso como por exemplo a [...]
22 agosto, 2008 ás 12:55 pm
[...] problemas de sáude. Não é brincadeira, suas mãos podem até indicar que você está tomando suplementos em excesso como por exemplo a [...]