CUIDADO COM SUPLEMENTOS NUTRICIONAIS
22 Abril, 2008 por Gustavo Tijolo
Um novo estudo conduzido por pesquisadores da The Cochrane Collaboration, uma instituição internacional independente, mostra que não existem evidências que o consumo de doses extras de vitaminas e minerais tragam benefícios para o organismo, pelo contrário, segundo o estudo, o uso de suplemento com vitamina A, E e betacaroteno aumenta o risco de morte prematura.
Alimentos ricos em antioxidantes fazem bem ao ser humano, porém isso não acontece para os suplementos. Nos alimentos as fibras e uma série de micronutrientes ajudam a absorção dessas vitaminas, e no caso dos suplementos alimentares, as vitaminas são isoladas em drágeas e cápsulas, o que não é a melhor maneira de obter bons resultados.
Eu costumo fazer o uso do poli vitamínico Centrum que é encontrado facilmente em drogarias, porém não o consumo diariamente, procuro ingerir nos dias que tenho uma alimentação inadequada, quando meu sono é ruim, ou quando meu desgaste físico for maior do que o normal.
Antes de sair tomando qualquer multivitaminico ou multimineral procure analisar sua necessidade junto com um nutricionista e saiba que em um único alimento a necessidade diária de vitaminas pode ser suprida.
Exemplo: Vitamina C - necessidade diária: para homens 90 miligramas e para mulheres 75 miligramas. Uma laranja-pêra possui 95 miligramas de vitamina C.
Portanto, procure se alimentar melhor e somente fazer o uso de suplemento nutricional quando realmente for necessário, evitando assim a morte prematura.
Categoria: Saúde | 3 Comentários »


















